Secretaria de Desenvolvimento Social presta contas das ações de prevenção e combate ao Coronavírus

24 de junho de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário de Bituruna readequou suas atividades devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19). Os grupos do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) não estão tendo encontros presenciais, afim de evitar a transmissão comunitária da doença, contudo, foram preparadas atividades para os participantes realizarem em casa. Para as idosas do Grupo de Bordado a equipe do Cras entregou na casa de cada uma um kit com fios e tecidos para que pudessem continuar bordando.

Os alunos dos Cacas (Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente) Clube do Abelhinha, do Formiguinha e dos Amiguinhos, também receberam atividades. Os educadores sociais prepararam um kit lúdico social com materiais escolares e tarefinhas de acordo com a faixa etária e os pais e responsáveis retiraram no clube em que o aluno está matriculado. Outro kit entregue foi o kit de limpeza e higiene. Foram 500 unidades entregues pra os participantes dos Cacas e também para os idosos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que participam ativamente dos grupos.

A pasta também foi responsável por realizar a entrega do Cartão Comida Boa, benefício eventual cedido pelo Governo do Estado. A expectativa é que este benefício injete cerca de R$ 382.800,00 no município. Foram 2.014 beneficiados. Já em relação ao auxílio emergencial do Governo Federal, o Cras realiza diariamente o atendimento de até 30 pessoas que não possuem acesso à internet e necessitam do código para sacar o dinheiro. Já foram gerados 710 códigos e mais 983 liberações do Auxílio Emergencial através do CadÚnico para àqueles que se enquadram nos pré-requisitos exigidos para receber o benefício, MEIs (Microempreendedores individuais) e informais.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social também entregou máscaras de tecido para os servidores municipais confeccionadas através do programa Família Biturunense. O acessório foi utilizado nas barreiras sanitárias realizadas no começo da pandemia, colaborando para que as máscaras cirúrgicas fossem utilizadas apenas pelos profissionais de saúde. As equipes das barreiras sanitárias, que também integram esta pasta, agora atuam na orientação da população nas ruas, com material informativo e prestando esclarecimentos em filas e comércios no Centro da cidade.