Após primeiro caso de COVID-19 confirmado em Bituruna, Fundação Municipal de Saúde realiza novos testes

02 de junho de 2020Texto: Comunicação PMBSecretaria de Saúde e Saneamento

O município de Bituruna confirmou nesta segunda-feira (1°) o primeiro caso com exame positivo para Coronavírus (COVID-19). Trata-se de um jovem de 18 anos que se encontra em isolamento domiciliar apresentando apenas alguns sintomas leves. Nesta terça-feira (2) uma equipe da Fundação Municipal de Saúde iniciou a investigação de mais 10 casos, de pessoas que tiveram contato com o jovem que testou positivo. Será realizado o exame PCR no Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) e foi orientado que estas pessoas fiquem em isolamento pois estão apresentando alguns sintomas leves.

“Nós sabíamos que era possível o vírus chegar em nosso município, principalmente por já termos casos em toda a região. Já estamos realizando medidas de prevenção há dois meses e agora vamos redobrar os cuidados”, destaca o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Em reunião com o vice-prefeito Rodrigo Marcante e com o secretário de saúde, Josmar Cruz, foram tratadas novas ações de combate ao COVID-19 em Bituruna. “Quem estiver apresentando sintomas de uma gripe normal, deve fazer repouso, pois está com o sistema imunológico frágil, e se necessário, procurar uma unidade de saúde. As pessoas que apresentam cansaço, tosse e coriza, devem procurar uma unidade de saúde, e só se estes sintomas vierem junto com febre e dificuldade respiratória devem procurar o Hospital São Vicente de Paula”, explica Josmar.

A Prefeitura de Bituruna pede que a população continue com as medidas de prevenção, como manter as mãos sempre higienizadas, utilizar obrigatoriamente máscaras nas vias públicas, respeitar a distância segura em filas e evitar aglomerações. Novas informações serão atualizadas no www.bituruna.pr.gov.br, e a população pode solicitar orientações das 8h às 17h no (42) 3553-8000, pedindo o encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp (42) 3553-8011.