Portal da Transparência da Prefeitura de Bituruna é avaliado pelo TCE e atinge a nota 70,69%

29 de maio de 2020Texto: AdministradorSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

O TCE (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) divulgou esta semana o ITP (Índice de Transparência da Administração Pública) dos 399 municípios do Estado. A Prefeitura de Bituruna recebeu nota 70,69%, ficando em 107° colado no ranking e está junto com outros 103 municípios na casa dos 70%. Apenas 12 cidades ultrapassaram 80%. A avaliação foi realizada com base nos dados de 2019. De acordo com o TCE, a avaliação dos portais levou em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

A Prefeitura de Bituruna vem promovendo constantemente melhorias para aumentar o índice. Uma das ações mais recentes foi a inclusão da opção “COVID-19” no portal da transparência municipal, onde são atualizadas as despesas realizadas em prol do combate e prevenção da doença na cidade. Além disso, o portal possui as opções de: receitas, maiores arrecadações por contribuinte, ingressos de receitas, despesas, veículos, patrimônio, almoxarifado, licitações, compras, contratos, pessoal, educação, demonstrativos, contas públicas, publicações e acesso à informação. Na região da Amsulpar (Associação dos Municípios Sul Paranaense), Bituruna fica pouco atrás de três municípios (Paulo Frontin, Porto Vitória e Paula Freitas), que também obtivem notas na casa dos 70%.

É possível acessar o Portal da Transparência da Prefeitura de Bituruna no www.bituruna.pr.gov.br, clicando no botão “Transparência” na coluna da direita disponível no site.

Ranking completo do TCE: https://www1.tce.pr.gov.br/multimidia/2020/5/pdf/00345118.pdf