Prefeitura de Bituruna informa sobre quem tem direito ao Auxílio Emergencial

08 de abril de 2020Texto: Comunicação PMBPrefeitura de Bituruna

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta terça-feira (7) o período de cadastramento para viabilizar o pagamento do Auxílio Emergencial COVID-19 para autônomos, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs (microempreendedores individuais). O auxílio é de R$ 600,00 o Governo Federal definiu que será pago por três meses. O cadastro pode ser feito pelo site da Caixa (www.auxilio.caixa.gov.br/#/inicio), ou pelo aplicativo “Caixa – Auxilio Emergencial”.

Os biturunenses que tiverem dúvidas podem ligar no 111 ou solicitar auxílio na Sala do Empreendedor agendando atendimento no 3553-8088 ou 9 9818-7308 (WhatsApp). A sala fica no Centro do Cidadão e do Empreendedor localizado na fica na Rua Antônio Coradim, ao lado da Prefeitura. Quem não conseguiu fazer o cadastramento este mês, receberá normalmente o período de três meses, mesmo não realizando o cadastro em abril.

Também serão beneficiadas as famílias que estão cadastradas do Cadastro Único (CadÚnico) e receber o Bolsa Família. Estas receberão o auxílio emergencial automaticamente, com cronograma normal de pagamento, sem precisar fazer cadastros. Caso o auxílio emergencial seja maior do que o do benefício do bolsa família, o trabalhador irá receber o maior. Quem está cadastrado no CadÚnico, mas não recebe o Bolsa Família, vai receber automaticamente se estiver enquadrado nos pré-requisitos:
- Ter mais de 18 anos;
- Não ter emprego com carteira assinada
- Não receber benefícios, como aposentadoria, seguro-desemprego ou programas de transferência de renda do governo, com exceção do bolsa família;
- Ter renda familiar mensal por membro da família de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.135);
- Que em 2018 não tenha recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

Link para baixar o aplicativo “Caixa – Auxilio Emergencial” em aparelhos Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Link para baixar o aplicativo “Caixa – Auxilio Emergencial” em aparelhos IOS: https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Mais dúvidas? Confira AQUI perguntas frequentes.